Levantamento inédito mostra que uma em cada três já sofreu violência sexual durante o trabalho na função pública.
No Brasil, 43% das mulheres que ocupam cargos em secretarias estaduais e nas capitais já sofreram violência de gênero, segundo levantamento inédito obtido pela GloboNews e pelo g1. De acordo com os institutos Alziras, Aleias, Foz e Travessias Políticas Públicas, 93% das vítimas sofreram violência psicológica e uma em cada três foi vítima de violência sexual.
Quando se trata de violência física, 33% das secretárias negras já foram vítimas. Entre as mulheres brancas, o total chega a 22%.
Metade das secretárias preferiram não relatar os casos. Apenas 15% recorreram a instâncias oficiais e denunciaram os casos.
O levantamento ouviu 67% das 341 mulheres que estiveram à frente de secretarias de governo entre dezembro de 2023 e março de 2024.
Segundo os institutos, colegas de trabalho e membros de partidos políticos são os principais responsáveis pelas violências de gênero sofridas pelas secretárias no exercício de sua função.
A pesquisa também mostra a subnotificação das mulheres negras nas secretarias. Na região Sul, onde são 26% da população, ocupam apenas 4% das funções. O índice chega a 46% no Norte e Nordeste.