(Folha.com) O Estado de São Paulo vai ter mais quatro centros direcionados ao atendimento de vítimas de violência doméstica e sexual. Esse tipo de atendimento é feito hoje pelo Hospital Pérola Byington, na capital paulista, e Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) da Unicamp, em Campinas (a 93 km de São Paulo).
O serviço será expandido agora para o Hospital Guilherme Álvaro, em Santos (no litoral), Hospital Geral de Guarulhos (na Grande São Paulo), Hospital de Base de São José do Rio Preto (438 km de São Paulo) e Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo).
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os novos centros devem começar a atender de forma integrada no início de 2013. Os serviços vão funcionar 24 horas, todos os dias da semana. Para isso cada unidade receberá R$ 100 mil a serem utilizados em reformas e adequações do espaço de atendimento.
Além de assistência psicológica e social, as pacientes receberão apoio à prevenção da gravidez decorrente da violência sexual, incluindo a realização dos abortos previstos em lei, tratamento para traumatismos, contracepção de emergência e medicamentos para evitar infecções por doenças sexualmente transmissíveis.
O Hospital Pérola Byington também receberá investimento extra para ampliação de recursos humanos no atendimento à violência contra mulher, por meio da contratação de mais oito obstetras, sete pediatras e seis psicólogos, além de reforço no quadro de enfermagem.
Apenas em 2010, os serviços de saúde do Estado notificaram cerca de 15,2 mil casos de atendimentos de mulheres vítima de violência. Os dados incluem até casos de violência psicológica (agressões verbais, por exemplo). Entre 2000 e 2011 o Pérola Byington atendeu 25,1 mil casos novos de violência sexual.
Acesse na íntegra em pdf: SP cria rede de atendimento à vítima de violência doméstica e sexual (Folha.com – 08/10/2012)