(Jornal do Senado) Ao tomar posse ontem como procuradora especial da Mulher do Senado, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse que o órgão é um importante instrumento na luta pela emancipação feminina. A solenidade foi realizada na Presidência da Casa.Vanessa é a primeira a assumir a Procuradoria da Mulher, que foi criada no último dia 20, atendendo a um pedido da própria senadora.
No cargo até 2015, ela terá, entre outras atribuições, de zelar pelas políticas de gênero em discussão no Poder Legislativo e pela aplicação dessas políticas no Senado.
Na opinião da senadora, o debate sobre os direitos das mulheres é prejudicado pela representação política desigual no Parlamento. Apenas 10% das cadeiras do Senado são ocupadas por senadoras.
— A democracia também se mede pela participação da mulher. Não vamos debater entre nós mulheres, mas entre homens e mulheres porque juntos é que vamos superar os problemas — disse ela, assinalando que a Procuradoria acompanhará programas governamentais para promoção de igualdade de gêneros e realizará campanhas educativas e antidiscriminatórias
O presidente do Senado, Renan Calheiros, lembrou que a criação da Procuradoria da Mulher é um de seus compromissos da campanha à Presidência do Senado.
— É um reconhecimento de que, sem a efetiva participação feminina, não chegaremos a lugar nenhum. Quanto mais as mulheres tiverem seus direitos garantidos, melhor será para todos — disse.
Na cerimônia, foram entregues a representantes da ONU Mulheres as mensagens afixadas no painel exposto no Senado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
No local, o público feminino que circulou pela Casa deixou bilhetes com as expectativas e anseios — como a redução da violência doméstica.
Participaram do evento as ministras Eleonora Menicucci (Políticas para as Mulheres) e Miriam Belchior (Planejamento) e os senadores Ana Amélia (PP-RS), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Ana Rita (PT-ES), Lídice da Mata (PSB-BA), Humberto Costa (PT-PE), Sérgio Souza (PMDB-PR), Ruben Figueiró (PSDB-MS), Wellington Dias (PT-PI), Romero Jucá (PMDB-RR) e Paulo Paim (PT-RS).
Acesse em pdf: Vanessa Grazziotin assume Procuradoria da Mulher (Jornal do Senado – 26/03/2013)
Veja também:
Procuradora da Mulher no Senado quer combater violência de gênero (G1 – 26/03/2013)
Entrevista Vanessa Grazziotin: ‘Leis de proteção à mulher precisam de vida real’