(Folha de S.Paulo) O incentivo à contratação de mulheres ganhou mais destaque nas agendas empresariais da América Latina nos últimos anos, segundo pesquisa da consultoria McKinsey&Company.
Em 2010, 21% dos consultados na região responderam que a diversidade de gênero era prioridade em suas companhias. Na pesquisa de 2013, o índice subiu para 37%.
“O mercado está mais aquecido, e a competição acirrada faz com que as empresas contratem mais mulheres”, diz Manuela Artigas, sócia da consultoria.
Entre as principais barreiras para atrair funcionárias para as corporações, está a dificuldade de conciliar trabalho e responsabilidades domésticas, apontada por 44% dos 547 executivos entrevistados neste ano.
“A mulher gasta em tarefas domiciliares o dobro de tempo gasto pelo homem nas mesmas atividades”, afirma Artigas.
A falta de políticas públicas pró-família e serviços de suporte, como escolas integrais e período estendido de licença-maternidade, ficou com índice de 24%.
Acesse o PDF: Negócio feminino (Folha de S. Paulo, 20/08/2013)