(G1) Cerca de 50 pessoas foram ao evento criticar padrão de beleza. Segundo grupo, homem que estava na fila segurou braço de manifestante.
A Marcha Mundial das Mulheres, organização que luta pelos direitos do gênero, realizou um protesto junto com o movimento Levante Popular da Juventude na entrada do Miss Brasil, que acontece em Belo Horizonte (MG), na noite deste sábado (28).
Por volta das 20h, cerca de 50 pessoas se concentraram em frente ao Minascentro, na região central, portando faixas com palavras de ordem contra a mercantilização do corpo feminino e o padrão de beleza imposto pela sociedade às mulheres.
“Nos reunimos em frente à entrada do evento para mostrar como essa mercantilização provoca problemas como anorexia, bulimia e mortes em decorrência de muitas cirurgias plásticas”, diz Bernadete Monteiro, da coordenação nacional da Marcha.
Segundo Bernadete, um homem que estava na fila do evento chegou a correr em direção a uma das manifestantes e a segurar o braço de uma delas para que o protesto fosse encerrado. O grupo gritou palavras de ordem contra o machismo e o homem se afastou. Segundo ela, o evento também celebrou o Dia Interamericano da legalização do aborto.
A assessoria do Miss Brasil diz que o protesto não atrapalhou as atividades normais do evento. A Polícia Militar diz não ter registrado nenhuma ocorrência.
Acesse o PDF: Marcha das Mulheres realiza protesto em frente ao Miss Brasil, em MG (G1, 28/09/2013)