(CEDAW) Passados quase 7 anos desde sua sanção, a Lei 11.340 de 2006, popularmente chamada de Lei Maria da Penha, já é conhecida universalmente pelas brasileiras. Pesquisa do DataSenado sobre violência contra a mulher constatou que, por todo o país, 99% das mulheres já ouviram falar na Lei, e isso vale para todos os estratos sociais. Mulheres de todas idades, níveis de renda e escolaridade, credo ou raça sabem da existência da Lei criada para coibir a violência doméstica e familiar.
Apesar disso, a pesquisa estima que mais de 13 milhões e 500 mil mulheres já sofreram algum tipo de agressão (19% da população feminina com 16 anos ou mais). Destas, 31% ainda convivem com o agressor. E pior: das que convivem com o agressor, 14% ainda sofrem algum tipo de violência. Este resultado, expandido para a população brasileira, implica em dizer que 700 mil brasileiras continuam sendo alvo de agressões.
Confira aqui a íntegra da pesquisa Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da Secretaria de Transparência, realizada em março de 2013.
Acesse o PDF: Mulheres conhecem a Lei Maria da Penha, mas 700 mil ainda sofrem agressões no Brasil (CEDAW, 13/01/2014)