(O Globo) Pela primeira vez, o Facebook permitirá que os usuários da rede social se identifiquem com um gênero além de feminino e masculino.
O perfil básico dos membros da rede social nos Estados Unidos agora inclui uma categoria customizada entre os gêneros que os usuários podem selecionar, anunciou a empresa na quinta-feira, dia em que essa opção ficou disponível para os usuários norte-americanos da versão em inglês do site.
Haverá a opção de dez identificações de gêneros diferentes, incluindo “transgênero” e “intersexual”.
Leia também: África reforça perseguição a homossexuais com novas leis (O Globo)
Juíza decide a favor do casamento gay em Estado dos EUA (Folha de S.Paulo)
A empresa disse ter trabalhado em conjunto com organizações de defesa dos direitos de homossexuais e transgêneros para chegar à seleção de identidades.
Até agora, os 1,23 bilhão de membros do Facebook só podiam escolher “feminino” ou “masculino” para seu gênero, seleção exigida pelo Facebook a seus usuários. Membros do concorrente Google+, a rede social do Google, já tinham uma opção escrito “outro” na seleção de gênero.
O Facebook anunciou que seus usuários também podem controlar quem verá a escolha, lembrando que algumas pessoas podem ter dificuldades em compartilhar publicamente sua identidade de gênero.
“Queremos que vocês se sintam confortáveis em ser verdadeiros, autênticos”, disse o Facebook.
Acesse o PDF: Facebook oferece escolha de outro gênero além de feminino e masculino (O Globo – 13/02/2014)