(Notícias da TV) Estudo divulgado nesta quarta (19) pela organização Women’s Media Center mostra que, apesar de serem 51% da população dos Estados Unidos, as mulheres são minoria em séries da TV aberta do país. A proporção de mulheres diminui quando as séries são escritas apenas por homens.
Segundo o levantamento, eram homens 57% dos personagens das séries apresentadas entre setembro de 2012 e julho de 2013. Isso quer dizer que de cada dez personagens, só quatro eram mulheres.
A emissora que menos abre espaço para as mulheres é a CBS, das séries 2 Broke Girls e The Good Wife, protagonizadas por mulheres. Apenas 39% dos personagens de sua programação de fição eram do sexo feminino no ano passado. Na outra ponta está a The CW, com 51% de personagens mulheres. O canal exibe Reign, Beauty & The Beast e The Vampire Diaries, todas com mulheres liderando o elenco. Na sequência vem a ABC (Revenge, Scandal, Nashville) e a Fox (New Girl, Glee, Raising Hope), com 44% de mulheres cada uma, e a NBC (Parks & Recreation, Law & Order: SVU), com 41%.
Personagens femininas são mais provavéis quando uma mulher cria ou escreve uma série, revela estudo. Se a série tem uma criadora, 47% das personagens são mulheres. Caso contrário, o número cai para 41%.
Série com ao menos uma roteirista tem 43% do elenco formado por mulheres. Séries escritas apenas por homens têm 40% de personagens do sexo feminino.
CSI, da rede CBS é um exemplo do pouco espaço dado ao sexo feminino. Criada por Anthony E. Zuiker, a série tem apenas três mulheres entre os 11 protagonistas.
Acesse o PDF: Séries escritas só por homens têm menos mulheres, diz estudo (Notícias da TV – 19/02/2014)