Campanha Meu Nome Não É Aids
Quem vive com HIV e Aids pode trabalhar, estudar, namorar, constituir família e fazer exercícios físicos como todo mundo. Quem vive com HIV/Aids só não pode conviver com o preconceito.
A Campanha Meu Nome Não É Aids conta histórias reais de pessoas que vivem com HIV e Aids. São 12 postais e 1 calendário. As fotos foram produzidas durante as filmagens do documentário Histórias Posithivas, com locações em Belo Horizonte, Recife e Fortaleza. O documentário é dividido em 13 vídeos que contêm informações úteis sobre a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/Aidse e mostram que soropositivos e soropositivas podem trabalhar, estudar, praticar esportes, namorar e levar uma vida normal como todo mundo.
A campanha é uma iniciativa é do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O material é destinado aos Serviços de Atenção Especializada em Aids (SAE), mas pode ser exibido em outros locais como salas de espera de serviços de saúde, consultórios, universidades, escolas, presídios etc.
Veja os vídeos em http://www.aids.gov.br/historiasposithivas.
Temas dos documentários Histórias Posithivas
1. HIV e outras siglas: saiba mais (4’02”)
2. Volta por cima: vivendo com HIV/Aids (7’42”)
3. Direitos de quem vive com HIV (4’48”)
4. Aids tem tratamento (5’50”)
5. Adesão: o tratamento no dia-a-dia (4’46”)
6. Consultas, exames e cuidados com a saúde (5’30”)
7. Uso de álcool e outras drogas e o tratamento de Aids (6’22”)
8. Mexa-se e coma bem: exercícios físicos e boa alimentação (4’36”)
9. Amor, sexo e HIV (6’01”)
10. Brincar e crescer com HIV (6’51”)
11. Jovens com HIV: sonhar é possível (6’28”)
12. Lipodistrofia: o que é isso? (3’33”)
13. HIV, tuberculose e hepatites (4’31”)