A modelo e milionária norte-americana Paris Hilton foi contratada como estrela da campanha de lançamento da cerveja Devassa, do Grupo Schincariol.
Batizada como Devassa Bem Loura, a cerveja faz parte da “família Devassa”, cujas integrantes são as cervejas loura, ruiva, negra, índia e sarará, “cheias de segundas intenções”. Como afirma o site da campanha: “Devassa é bem alegre, tem aquele astral que atrai coisas boas, pessoas interessantes e papos divertidos. Pedir uma Devassa tem a dose certa de segundas intenções”.
Segundo declarou o diretor de marketing da empresa, Luiz Claudio Taya, em matéria publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, foram destinados R$ 100 milhões para o lançamento da cerveja, que tem uma estratégia de marketing agressiva. Taya adiantou que outras louras serão convidadas a entrar nas campanhas da nova marca.
Acesse a íntegra da notícia (O Estado de S.Paulo – 11/02/2010)
O impacto nefasto da publicidade discriminatória sobre as novas gerações
No artigo “A explícita coisificação da mulher na publicidade e seu impacto sobre as novas gerações”, Jacira Vieira de Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão alerta para o poder que esse tipo de propaganda estereotipada e discriminatória exerce sobre a construção do imaginário dos jovens e aponta a necessidade de se revisar o modelo de autorregulamentação da publicidade (Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária).
Para a diretora do Instituto Patricia Galvão, é preciso ter especial atenção para propagandas como essa, que operam na contramão dos esforços da sociedade para a promoção de padrões éticos de civilidade e respeito entre homens e mulheres.
Leia a íntegra do artigo de Jacira Melo
Anúncio põe em xeque autorregulamentação publicitária
No blog sobre “saúde pública e privada”, a repórter Fabiane Leite, da editoria Vida& de O Estado de S. Paulo, escreve:
“Balanço pós Carnaval: cerveja, cerveja e cerveja na TV e um ‘olé’ na autorregulamentação das propagandas da bebida. Defendida por anunciantes e agências de publicidade como a solução ideal para conter os estímulos ao consumo abusivo de álcool em qualquer época – e evitar restrições do governo às propagandas de cervejas – a autorregulamentação foi rasgada por Paris Hilton.”
Leia o texto postado no blog Núcleo de Saúde, de Fabiane Leite – 19/02/2010