ONU quer uso da cor laranja neste dia 25 para combater violência a meninas

25 de agosto, 2014

(Rádio ONU, 25/08/2014) As Nações Unidas estão promovendo o uso da cor laranja neste dia 25 de agosto para combater a violência contra as meninas. A iniciativa é parte da campanha UniTE contra a violência a mulheres.

As atividades implementadas neste dia por escritórios da ONU em diferentes países e organizações da sociedade civil destacam questões relevantes à prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas todos os meses. O dia 25 de novembro é o Dia Internacional para Eliminação da Violência contra Mulheres.

Escolas

Em julho de 2012, a campanha UNiTE do secretário-geral da ONU para Eliminar Violência contra Mulheres proclamou o dia 25 de cada mês como Dia Laranja.

Neste dia, a ONU pede que cada pessoa use uma peça de roupa com a cor laranja em sinal de alerta contra a violência. Em todo o mundo, mais de 700 milhões de mulheres casaram-se antes da maioridade. Deste total, 250 milhões tinham menos de 15 anos de idade.

O Dia Laranja destacou questões incluindo segurança nas escolas, locais de trabalho e espaço cibernético.

Colegas e Adultos

Segundo a ONU Mulheres, a violência contra meninas é cometida por colegas e amigos, e adultos. O crime ocorre tanto em locais privados quanto públicos.

Em situações de emergência, elas podem sofrer estupro, prostituição e gravidez forçada, além de escravidão sexual como táticas de guerra ou resultado de instabilidade relacionada a um conflito.

De acordo com a agência, mais de 130 milhões de meninas e mulheres sofreram alguma forma de mutilação genital em 29 países da África e Oriente Médio.

Meninas que se casam com 18 anos ou menos têm probabilidade menor de completar seus estudos e mais chances de sofrer violência doméstica.

A ONU Mulheres afirma ainda que casamento infantil é uma violação de direitos humanos em si, mas também previne meninas de viverem outros direitos.

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Acesse no site de origem: ONU quer uso da cor laranja neste dia 25 para combater violência a meninas (Rádio ONU, 25/08/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas