14/08/2010 – Em nome das mulheres (Estadão)

15 de agosto, 2010

(O Estado de S. Paulo) Reportagem publicada no Suplemento Feminino do jornal divulga ações de responsabilidade social de empresas que buscam beneficiar mulheres nas áreas de promoção da saúde e inserção no mercado de trabalho.

Um exemplo é o programa Avon Contra o Câncer de Mama, mantido pelo Instituto Avon, que atua também em outra vertente, com a campanha Fale Sem Medo Não à Violência Doméstica. “Os mais de R$ 7 milhões arrecadados com a venda dos produtos anualmente são revertidos para essas iniciativas. Mais de 1,65 milhão de mulheres já foram beneficiadas”, informa o diretor executivo Lírio Cipriani.

Esses recursos são destinados, entre outras coisas, à aquisição de mamógrafos que são doados para hospitais e centros de saúde, capacitação de profissionais e estruturação de centros de prevenção de câncer de mama em hospitais de Barretos (SP) e Salvador (BA). O Instituto Avon também apoia o desenvolvimento de dois portais, que divulgam a Lei Maria da Penha visando contribuir para um melhor atendimento para as mulheres que passam por situações de violência doméstica.

O Instituto Lojas Renner atua em todas as comunidades em que as Lojas Renner estão presentes, com recursos de origem orçamentária, incentivos fiscais e ajuda da Campanha Mais Eu, quando são doados 5% da venda líquida de mercadorias durante quatro dias. “Apoiamos ações sociais que têm o objetivo de inserir a mulher no mercado de trabalho. Isso é feito, por exemplo, identificando-se oportunidades e preparando-as para processos de seleção”, explica Jair Kievel, gerente de responsabilidade social do Instituto Lojas Renner.

O Consulado da Mulher, da marca Cônsul, busca estimular mulheres a ter seu próprio negócio. Em oito anos, mais de 25 mil mulheres já foram beneficiadas. “Trabalhamos assessorando outras ONGs, e também temos o nosso espaço físico em Rio Claro, São Paulo, Joinvile e Manaus”, explica Leda Böger, coordenadora geral do Instituto Consulado da Mulher.

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