(Correio Braziliense) A reportagem informa que em razão do crescimento da demanda por crédito para a compra de imóvel, as instituições financeiras passaram a liberar a composição de renda inclusive para pessoas do mesmo sexo.
Segundo José Henrique Silva, gerente-executivo de Crédito Imobiliário do Banco do Brasil, “antes, os empréstimos só eram concedidos para heterossexuais casados ou em união estável. Constatamos a necessidade e mudamos algumas regras para tornar possível a entrada de casais do mesmo sexo”. Assim, o BB acaba de lançar um produto específico para esse público que poderá gerar cerca de 500 operações até o fim deste ano.
Silva prevê também a possibilidade de venda de outros produtos bancários, como seguros e cartão de crédito para os novos compradores.
No caso dos homossexuais, para conseguir o crédito, a relação deve ser comprovada pelos parceiros. “De forma verbal e rápida”, garantiu Silva.
Outros bancos, como Caixa Econômica Federal, Itaú-Unibanco e Banco Santander, já aproveitam esse filão de mercado há mais tempo. Há 10 anos o Santander permite todas as composições de renda: entre amigos, parentes, casais hetero ou homossexuais.
Leia na íntegra: Bancos financiam casal gay (Correio Braziliense – 27/08/2010)