(Estadão.com) Entre as mulheres diagnosticadas com câncer de mama, 45,3% descobrem a doença em estágio avançado. Somente 10,9% delas ficam sabendo da doença no início, quando a chance de cura é maior.
Além disso, as pacientes que se tratam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) precisam esperar 188 dias, em média, entre o diagnóstico e a cirurgia -tempo que se reduz para 15 dias se a pessoa tiver plano de saúde.
Os dados foram divulgados no lançamento da campanha Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização para prevenção do câncer do mama.
Em 2009, foram diagnosticados 49.343 novos casos no Brasil, que custaram US$ 157 mil (ou R$ 262 mil). Em 2020, a previsão é de que o Brasil tenha cerca de 63 mil casos da doença, com custo estimado em US$ 208 mil (R$ 347 mil).
“Primeiro, nós lutamos pela aprovação da Lei nº11.664/2008, que assegura o direito à mamografia [em mulheres acima de 40 anos]. Agora, queremos acesso ao diagnóstico e ao tratamento imediato”, disse Maira Caleffi, presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).
“Precisamos de vontade política para mudar essa realidade, que causa milhares de mortes desnecessárias relacionadas à falta de investimento”, acrescentou Maira, que fez um apelo às empresas para que abracem essa causa e incentivem suas funcionárias a fazer o exame preventivo. “Todos os dias, 30 mulheres morrem no Brasil por câncer de mama. É preciso que as chances de 95% de cura cheguem a todas”, afirmou.
O oncologista Ricardo Caponero, presidente do conselho científico da Femama, falou sobre a vacina trastuzumab, que inibe a proteína presente em 20% dos casos de câncer de mama e é responsável pela evolução mais agressiva da doença. O medicamento, que custa R$ 7,5 mil por mês, é garantido pelos planos de saúde, mas não pelo SUS. “Esse remédio melhora em 50% as chances de cura, é aprovado pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e está disponível desde 2001, mas infelizmente não é oferecido em toda a rede pública”, destacou o oncologista.
Para o lançamento da campanha Outubro Rosa, prédios e monumentos como o Cristo Redentor, o Copacabana Palace e um shopping da zona sul do Rio de Janeiro receberam luz especial.
Acesse na íntegra: Apenas 10,9% das mulheres descobrem o câncer de mama em fase inicial (Estadão.com – 05/10/2010)