(Portal G1/O Estado de S. Paulo) Pesquisa Ibope divulgada a dois dias do segundo turno da eleição presidencial mostra que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem 13 pontos porcentuais de vantagem sobre José Serra (PSDB).
Em uma semana, Dilma oscilou um ponto para cima, de 51% para 52%, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. José Serra oscilou um ponto para baixo, de 40% para 39%.
Fonte: Ibope; infográfico AE.
Dilma sobe mais no voto feminino
Fonte: Ibope; G1.
Assim como já havia sido detectado pelo Ibope na semana anterior, o principal avanço de Dilma ocorreu no eleitorado feminino, segmento em que sua vantagem passou de 7 para 12 pontos (50% a 38%) em uma semana. Na primeira pesquisa Ibope realizada após o primeiro turno, há 15 dias, Dilma aparecia empatada com Serra entre as eleitoras (46% a 46%).
No eleitorado feminino, Dilma aparece com 50% das intenções de voto, e Serra, com 38%. Entre as mulheres, brancos e nulos totalizam 6%, e indecisos, também 6%.
“Depois de perder pontos entre os eleitores religiosos e contrários à legalização do aborto na reta final do primeiro turno – principal fator que levou a decisão para uma segunda rodada – Dilma conseguiu se recuperar nesses segmentos. A primeira pesquisa após o primeiro turno mostrava que, na parcela da população contrária à legalização do aborto, os dois candidatos estavam empatados (48% para Dilma e 45% para Serra). Agora, nesse grupo, a petista abriu 13 pontos de distância (52% a 39%)”, diz a reportagem do Estadão.
Leia na íntegra:
Veja intenções de voto à Presidência por região e sexo, segundo Ibope (Portal G1 – 29/10/2010)
Dilma bate Serra por 13 pontos, revela levantamento do Ibope (O Estado de S. Paulo – 29/10/2010)