(Folha.com) Profissionais da saúde e de ciências da computação se aliam para produzir um jogo de computador que ensina meninas a dizerem “não” às relações sexuais precoces. Com lançamento previsto para fevereiro de 2011, o jogo utiliza avatares e personagens e tem como cenários familiares para as meninas, como por exemplo a sala de aula.
“É uma combinação de inteligência artificial e humana, porque poderá ser personalizada às necessidades de cada menina ou adolescente. Se tudo fosse digital e computadorizado, como os jogos existentes atualmente, nosso jogo perderia o sentido”, acrescentou Anne Norris, professora de enfermagem que trabalha no projeto junto com Charles Hughes, professor de ciências da computação da Universidade da Florida Central, em Orlando (EUA).
O jogo poderá ser utilizado em escolas, bibliotecas e também em instituições religiosas.
Segundo dados de 2008 do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, 52% das norte-americanas de origem hispânica têm filhos antes dos 20 anos, número duas vezes maior que a média do país.
Leia matéria completa em pdf: Jogo virtual ensinará meninas a dizer “não” para relação sexual precoce (Folha.com – 06/11/2010)