(O Globo, 06/07/2016) Vários jogadores já anunciaram que não vem a Rio-2016.
Se os principais jogadores de golfe do mundo não competirem nos Jogos Olímpicos, o esporte deve ser retirado da competição, de acordo com Barry Maister, membro do Comitê Olímpico Internacional (COI). A declaração veio depois que alguns dos maiores nomes do esporte, como Jason Day, número um do mundo, Rory McIlroy, número quatro, Graeme McDowell e Branden Grace desistiram de competir no Rio.
— Eu acho terrível — disse Maister sobre as ausências. — Não gostei disso e não acho que o esporte deve continuar nos Jogos se a situação continuar como está.
— Entrar na competição com jogadores de segunda ou terceira categoria não condiz com o espírito olímpico ou com as expectativas do movimento olímpico — completou.
O neo-zelandês Maister, que também foi jogador de hóquei, venceu a medalha de ouro na Olimpíada de 1976, em Montreal.
Os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, serão os primeiros a contar com a modalidade desde a Olimpíada de St. Louis, em 1904. A presença do golfe nos Jogos está garantida até a competição de 2020, em Tóquio. Depois, ainda será decidido se ele permanecerá.
Por extra
Acesse o site de origem: Membro do COI diz que golfe precisa sair da Olimpíada se principais atletas não competirem (O Globo, 06/07/2016)