(O Estado de S.Paulo) Jornal entrevista as duas articuladoras do novo Programa Brasil Sem Miséria, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, e a secretária extraordinária para a Erradicação da Pobreza, Ana Fonseca. O jornalista Roldão Arruda também conversa com especialistas em políticas públicas, que analisam as principais fases do Programa. Leia trechos das matérias:
“Em entrevista ao Estado, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, e a secretária extraordinária para a Erradicação da Pobreza, Ana Fonseca, explicam como o governo definiu o valor de R$ 70, que abrange 16,2 milhões de brasileiros, e também adiantam detalhes do Brasil Sem Miséria. O conceito principal, dizem, é permitir que a parcela mais pobre da população possa aproveitar oportunidades de emprego e de melhoria de renda que surgem no País.”
“A proposta é compensar as diferenças regionais com ações complementares dos governos estaduais.(…) Já se sabe que na conversa com a Bahia a questão do acesso à água para beber terá um peso grande na agenda, enquanto no Rio a ênfase será na suplementação da renda do Bolsa Família. Não queremos um programa pasteurizado e único, porque a pobreza no Brasil tem diferentes caras e necessidades.” (Tereza Campello)
“Teremos rotas diferentes para tratar da inclusão produtiva na cidade e no campo. Estamos trabalhando com o apoio do Ministério da Agricultura, da Conab e, sobretudo, da Embrapa, que talvez seja a instituição mais importante do mundo nessa área. Posso adiantar que a Embrapa vai fornecer sementes de qualidade para essa população.” (Tereza Campello)
“O Brasil Sem Miséria tem uma agenda de oportunidades e de inclusão produtiva, não só de transferência de renda.” (Tereza Campello)
“O Bolsa Família faz parte do Brasil Sem Miséria, que é mais largo, tem mais políticas públicas integradas, procurando a ampliação do bem-estar social.” (Ana Fonseca)
Leia matéria na íntegra: O Brasil sem Miséria será um Programa de Bem-Estar Social (O Estado de S. Paulo – 08/05/2011)Saiba mais: Localizar miseráveis é entrave (O Estado de S. Paulo – 08/05/2011)
Para o jornalista Roldão Arruda, “apesar de ainda não se saber muita coisa sobre o programa Brasil Sem Miséria, uma das prioridades do governo Dilma Rousseff, já é possível perceber que pretende resolver algumas questões que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva já havia tentado solucionar, sem sucesso.”
Confira o artigo: Após tentativas frustradas sob Lula, um novo momento, por Roldão Arruda (O Estado de S. Paulo – 08/05/2011)