(Opera Mundi) Dois anúncios da representante brasileira da fabricante de carros sul-coreana Kia tiveram seu conteúdo considerado pedófilo por alguns profissionais do ramo e veículos de comunicação estrangeiros após conquistarem o Leão de Prata no festival internacional de Cannes, voltado ao mercado publicitário.
O blog especializado em propaganda Copyranter classificou a propaganda da Kia Motors do Brasil de “suja”. “O que você espera quando virtualmente 100% do júri é formado por homens”, comentou o autor do site em referência ao Leão de Prata conquistado. Já o site norte-americano The Huffington Post criou uma enquete para que os leitores opinem se a propaganda da Kia tem conteúdo pedófilo ou não. Até o momento, mais de 67% dos votantes a consideram “nojenta”.
Produzido pela agência brasileira Moma, os anúncios trazem histórias em quadrinhos criadas para apresentar um novo dispositivo. Em uma das peças, há um diálogo entre um professor e uma aluna, aparentemente cursando o ensino fundamental: “Professor, obrigada por ficar até mais tarde comigo hoje”. Já no lado esquerdo do anúncio impresso, a menina dá lugar a uma garota mais velha e atraente e o professor, folgando a gravata, responde: “Que isso…é um prazer”. Após a garotinha oferecer uma maçã, o professor, no lado direito da página, morde a fruta exclamando “hmmm…que delícia…como é suculenta”. A propaganda termina com o professor, do lado esquerdo, sugerindo que comecem a lição, enquanto do lado direito a mulher diz “que tal…anatomia?”.
Na outra peça, o diálogo acontece no universo do célebre conto de fadas “Bela Adormecida”. Clique aqui para ver a versão em inglês do anúncio.
A KMA (Kia Motors America) condenou o anúncio: “Estamos fazendo o possível para informar o consumidor e a mídia que não foi a Kia Motors America que aprovou o anúncio e que, da mesma forma que os consumidores americanos, consideramos as peças totalmente ofensivas e inapropriadas”, afirmou Michael Sprague, vice-presidente de Marketing e Comunicação da KMA.
Veja essa notícia na íntegra: Propaganda brasileira premiada em Cannes é acusada de promover pedofilia; agência nega (Opera Mundi – 28/06/2011)