(Folha de S.Paulo) Mulheres que perdem os cabelos após sessões de quimioterapia para tratamento de câncer são atendidas por um banco de empréstimo gratuito de perucas, lenços e chapéus criado na cidade de Araraquara, noroeste do estado de São Paulo. A iniciativa é do Ambulatório da Saúde da Mulher, referência no atendimento de mastologia na região. Hoje já existem bancos similares no Instituto da Mama, em Porto Alegre (RS), e na Fundação Laço Rosa, no Rio de Janeiro.
“Percebemos que as mulheres precisavam de muito mais do que só o tratamento médico”, afirma a psicóloga Jaqueline Liberato, uma das criadoras do projeto Aurora, de Araraquara. Além das perucas, o ambulatório vai oferecer oficinas de cuidados estéticos, terapêuticos, artesanato, costura e de confecção de próteses provisórias recheadas com alpiste ou polietileno. Liberato diz que já arrecadou chapéus, lenços e até alpiste.
Veja a notícia completa: Cidade paulista cria banco de perucas e lenços para mulheres com câncer (Folha de S.Paulo – 20/0/2011)