(Folha de S.Paulo) A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assina artigo publicado na seção Tendências/Debates do jornal Folha de S.Paulo sobre o protagonismo mundial das mulheres nas decisões de compra – mais de 60% (em alguns casos, 80%) e sobre desenvolvimento sustentável. Leia trechos do artigo:
“Dos alimentos ao vestuário, da casa ao carro, dos bens culturais às viagens de férias, são elas que estão decidindo o presente e o futuro do consumo e, obviamente, o futuro da produção.”
“Há muito se fala em empoderar as mulheres, o que é correto e está na ordem do dia. Basta lembrar o discurso de posse da nossa presidenta Dilma Rousseff. Porém, pouco se fala em como mobilizar as mulheres para ações que façam a diferença nas estratégias de sustentabilidade econômica.”
“Por essa razão, nós temos estabelecido uma agenda de trabalho envolvendo empresárias e líderes de instituições em diversos campos, buscando o desenho de uma iniciativa nacional capaz de unir a força feminina em torno do desenvolvimento sustentável. Dois temas parecem promissores: o empreendedorismo verde e como mudar padrões de consumo.”
“Estabelecer no país um padrão de consumo mais responsável, influenciando com o nosso poder de compra um mercado que está sempre atento às mudanças de atitude do consumidor -eis uma proposta que tem a chance de se desenvolver em tempos de euforia do consumo da chamada nova classe média.”
“São agricultoras mães e chefes de família, morenas do sol, as mãos calejadas da terra, as quais convidamos a se engajar nessa mudança de comportamento.”
“As mulheres já são maioria em nosso país: 53% da força de trabalho. Mas ainda falta o engajamento claro e eficaz nas questões da qualidade de vida, em que a sustentabilidade é parte do conjunto de valores que nos mobiliza.”
Leia o artigo na íntegra: As mulheres e o consumo sustentável, por Izabella Teixeira (Folha de S.Paulo – 08/08/2011)