(Adital) Realizada pelo Coletivo FEM TV, do Peru, a 15ª edição da Campanha contra a publicidade sexista nos meios de comunicação, propõe duas premiações, a do público, que concede o Prêmio FEM TV, e a do júri, que outorga o Antiprêmio Sapo TV.
O primeiro grupo é formado por produções que remetem à equidade de gênero e inserem as mulheres em situações de autonomia e liberdade, em que estão ombro a ombro com os homens. Já o segundo conjunto de peças, que concorrem ao Antiprêmio Sapo TV, mostra o quanto a publicidade ainda representa as mulheres de maneira estereotipada e coisificada, desconsiderando a importância da equidade na construção de uma sociedade justa.
Com o lema “Diga não à publicidade machista”, o Coletivo FEM TV afirma a intenção de desenvolver uma leitura crítica da mídia e destaca a importância de intervir no setor publicitário com leis que restrinjam peças sexistas.
Como publicidade sexista, as feministas peruanas entendem aquela que “utiliza a mulher como objeto para chamar a atenção do consumidor. Quando reforça estereótipos sexuais. Quando adere ao produto características sexuais que não têm a ver com ele”.
Assista às peças publicitárias e vote em http://www.colectivofemtv.org/nominados.php
Leia a reportagem completa: Campanha contra a publicidade sexista põe em votação peças televisivas (Adital – 17/11/2011)