Atualização foi feita pela Academia Brasileira de Letras, 12 anos após a última realizada
(Diário do Nordeste | 29/07/2021 | Por Redação)
As palavras ‘feminicídio’, ‘sororidade’, home office’ e ‘lockdown’ estão oficialmente inclusas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp). A atualização aconteceu ainda na semana passada, 12 anos após a última, em 2009, feita pela Academia Brasileira de Letras (ABL).
Ao todo, mil entradas novas foram incluídas no vocabulário, deixando a 6ª edição do Volp com o total de 382 mil entradas. Além delas, palavras como ‘home office’ e ‘pós-verdade’ também foram adicionadas.
Outras palavras também chamaram a atenção, justamente pelo contexto social vivido atualmente. Em relação à pandemia, por exemplo, o nome da doença, ‘Covid-19’, também foi acrescentado à relação.
Segundo a Academia, os acréscimos no vocabulário são feitos com a origem de novos termos vindos dos campos científico e tecnológico.
Mesmo sem atualização nesse período, a ABL já estava reunindo vocábulos de textos literários, científicos e jornalísticos. A atualização, portanto, foi necessária por conta das mudanças na sociedade e na língua.