Mudanças climáticas aumentam violência contra mulheres e meninas, alerta relatora da ONU

Violencia contra meninas mulheres

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

10 de outubro, 2022 Marie Claire

Relatório indica que, em meio a desastres ambientais, mulheres estão mais expostas a violações como tráfico, exploração sexual, além de terem 14 vezes mais chances de morrer em comparação aos homens

(Redação/ Marie Claire) As mudanças climáticas e seu avanço desenfreado em todo o mundo estão culminando na intensificação de diversas violências contra mulheres e meninas. O alerta foi feito por Reem Alsalem, relatora especial sobre violência contra mulheres e meninas da ONU, na última terça-feira (4). Alsalem entregou um relatório em que detalha as vulnerabilidades enfrentadas por esse grupo, bem como as medidas que devem ser implementadas para garantir segurança e proteção em meio a desastres.

Segundo informações do relatório, a degradação do meio ambiente está desencadeando diversos fenômenos econômicos e sociopolíticos que vulnerabilizam mulheres. Entre eles, estão principalmente a escassez de recursos, conflitos armados e necessidade de deslocamento e migração.

Esses pilares podem causar desde o aumento do tráfico de mulheres e violência sexual até maior dificuldade de atingir a independência financeira devido a sobrecarga de tarefas domésticas. Além disso, estudos apontam que as mulheres têm 14 vezes mais chances de morrer em catástrofes climáticas em comparação aos homens.

“A mudança climática não é só uma crise ecológica, mas fundamentalmente uma questão de justiça, prosperidade e igualdade de gênero intrinsecamente ligada e influenciada pela desigualdade e discriminação estruturais”, alerta Alsalem à ONU. Além de reforçar violências já existentes, a situação pode resultar no surgimento de novos tipos de violações derivadas da crise ambiental.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas