Mulheres negras de 20 a 34 anos são principais vítimas de feminicídio no PI; estado registrou 219 casos nos últimos 8 anos

03 de fevereiro, 2023 g1 Por Ilanna Serena

No Piauí, média é de 508 registros de boletins de ocorrência relacionados à violência contra mulher por mês, nas Delegacias Especializadas.

Mulheres negras representam 83% das vítimas de assassinatos por questões de gênero no Piauí, segundo levantamento do Elas Vivas – Laboratório de Estudos da Violência Contra a Mulher. Nos últimos oito anos, foram registrados no estado pelo menos 219 casos de feminicídio.

O documento, divulgado em novembro do ano passado, analisou processos de 2015 a junho 2022. Os números revelam ainda que 44,85% das vítimas possuíam entre 20 e 34 anos.

Recentemente, o caso de Janaína Bezerra da Silva, ganhou repercussão. A jovem negra de 22 anos foi estuprada e morta em uma sala da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O suspeito do crime, Thiago Mayson da Silva Barbosa, está preso. Ele foi autuado pelos crimes de homicídio, na qualificadora de feminicídio, e também no estupro.

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas