12/11/2012 – Lançada campanha para qualificar mulheres para mecânica, construção civil e tecnologia

12 de novembro, 2012

(SPM) A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), lançou no Palácio do Planalto, em Brasília, “Mulheres que Inovam – Campanha de Qualificação pelo Pronatec”, nesta segunda-feira (12/11). A ação tem filme protagonizado pela atriz Tânia Tocco, que viveu uma das “maridas” da novela “Fina Estampa”, e será veiculada pela Globo e por emissoras que aderirem à campanha.

Entre as autoridades participantes do evento, estavam presentes as ministras Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social, o secretário Extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Tiago Falcão, o general de Exército, José Elito Carvalho Siqueira, do Gabinete de Segurança Institucional, e o vice-presidente institucional das Organizações Globo, Paulo Tonet. O ato teve testemunhos emocionantes da atriz Tânia Tocco e de quatro formandas dos cursos do Pronatec: Maria Raquel da Silva Barros (eletricista predial de baixa tensão) e Vandelice de Lima Souza (mecânica e manutenção de máquina de costura), ambas de Juazeiro do Norte, Ceará, e Ana Paula Rodrigues Moreira (mecânico de máquinas industriais) e Débora Ferreira Joaquim (mecânico de máquinas industriais), de Aparecida de Goiânia, Goiás.

“Com essa campanha queremos promover a autonomia econômica das mulheres, incentivando-as a se qualificar em cursos gratuitos, voltados para os setores que estão em expansão, em profissões tradicionalmente masculinas”, destacou a ministra Eleonora. “Mulheres que Inovam” é coordenada pela SPM e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Eleonora Menicucci assinalou que, na última década, ampliaram-se as transformações na vida das brasileiras e ocorreu um crescimento da população economicamente ativa feminina. Acrescentou que políticas que contribuam para que as mulheres permaneçam no mercado de trabalho são cruciais para a sua independência, para o desenvolvimento da sociedade e até para a sobrevivência do sistema de proteção social.

Rompendo barreiras – De acordo com a ministra, são majoritariamente masculinos os setores econômicos da indústria da construção civil (96,5%), extrativista mineral (90,2%), e os serviços industriais de unidade pública (82,8%), e, em grau menor, a agropecuária (67,3%) e a indústria de transformação (66,4%). Apenas as atividades do setor serviços são femininas (52%).

“O Pronatec Brasil Sem Miséria é uma das linhas de ação inseridas no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM), com o objetivo de incentivar as mulheres a romper com a marca de um trabalho partido em profissões femininas e masculinas. E, com isso, o Pronatec quebra esse paradigma”, avaliou a ministra Eleonora.

O secretário Extraordinário para Superação da Extrema Pobreza, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (MDS), Tiago Falcão, afirmou que foi uma surpresa a adesão das mulheres aos cursos do Pronatec. “Das 238 mil pessoas matriculadas nos cursos, 66% são mulheres. E elas não se inscreveram apenas em cursos tradicionais femininos, como o de cuidador de pessoa idosa, mas optaram por cursos mais pesados, como os voltados para a construção civil e para a mecânica, entre outras”, apontou.

O vice-presidente institucional das Organizações Globo, Paulo Tonet, disse ser gratificante exercer a obrigação social participando da campanha “Mulheres que Inovam”. Acrescentou que a ideia da campanha apresentada pela ministra Eleonora Menicucci, há alguns meses, foi imediatamente aceita pela empresa. “É emocionante poder ajudar na divulgação da qualificação que levam as mulheres a romper barreiras, a romper preconceitos”. Tonet ressaltou que: “lugar de mulher é qualquer lugar por ela escolhido”.

Pronatec – O Pronatec Brasil Sem Miséria coordena a oferta de vagas de qualificação profissional para população em situação de extrema pobreza. São cursos de formação inicial e continuada voltados à inserção no mercado de trabalho.

Atualmente, as mulheres representam cerca de 70% de seus alunos. No primeiro ano do Plano Brasil Sem Miséria, completado em junho passado, o programa ofereceu vagas em cerca de 190 cursos em 877 municípios de todo o país. Auxiliar administrativo, operador de computador, eletricista instalador predial de baixa tensão, recepcionista e costureiro estão entre os cursos mais procurados pelo público do Pronatec. Até agora já foram feitas mais de 230 mil matrículas, em todo o país.

Acesse em pdf: “Mulheres que Inovam” incentiva qualificação feminina em mecânica, construção civil e tecnologia (SPM – 12/11/2012)

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas