28/12/2012 – Três em cada quatro mulheres consideram sua rotina estressante

28 de dezembro, 2012

(Jornal Hoje) Sete em cada 10 reclamam de não ter tempo para elas mesmas. IBGE mostra que o percentual de famílias chefiadas por mulheres passou de 22% para 37%.

Números do IBGE revelam que sete em cada 10 mulheres reclamam de não ter tempo para elas mesmas. O percentual de famílias chefiadas por mulheres no país passou de 22% para 37%. Elas têm chefiado mais famílias, mesmo quando possuem marido.

A administradora de empresa Eliete Feitosa Cavalcanti trabalha até 12 horas por dia e depois faz hora extra em casa. “Janta, lavar a roupa, cuidar dos filhos,

Números do IBGE revelam que sete em cada 10 mulheres reclamam de não ter tempo para elas mesmas. O percentual de famílias chefiadas por mulheres no país passou de 22% para 37%. Elas têm chefiado mais famílias, mesmo quando possuem marido.

A administradora de empresa Eliete Feitosa Cavalcanti trabalha até 12 horas por dia e depois faz hora extra em casa. “Janta, lavar a roupa, cuidar dos filhos, marido. Mal sobra tempo pra cuidar de mim”, afirma.

A arquiteta Daniela Scarassati cuida da rotina doméstica e nas horas vagas põe em dia os estudos para um doutorado. “Hoje posso falar que eu tenho pouco tempo pra mim”, declara.

O marido passa a semana trabalhando no Rio de Janeiro e ajuda quando pode. “Vejo que muitas tarefas ela tem mesmo que resolver, tem que tomar a iniciativa pra dar andamento. Acaba sobrando tudo pra ela”, comenta Darcio Gomes Pereira, farmacêutico.

Segundo o IBGE, as explicações para essa sobrecarga são muitas. A maior participação delas no mercado de trabalho, o aumento da escolaridade entre as mulheres e a acomodação dos homens.

Outro estudo revela que 58% das entrevistadas disseram que além de não ajudar, o marido ainda dá mais trabalho. O acúmulo de funções para as mulheres tem como resultado estresse e perda da qualidade de vida. Estudos mostram que seis em cada 10 mulheres dormem menos de oito horas por dia.

Coordenadora de uma ONG em Campinas, Cleusa Aparecida Silva ajudou na elaboração da pesquisa e apontou um culpado para a sobrecarga das mulheres: o machismo. “Têm pessoas que acham que os cuidados da casa e da família são de responsabilidade da mulher. Mas não é responsabilidade da mulher, é responsabilidade da família. O homem também compõe esta família. Então, essas tarefas deveriam ser partilhadas pra tirar a sobrecarga da mulher”, avalia.

Apesar da constatação das pesquisas, os maridos garantem que a mudança já está a caminho. “O certo seria o marido ajudar a esposa. Os dois se casaram pra ter uma vida a dois. Então, todas as obrigações e os deveres são iguais”, comenta um casal.

Clique aqui para assistir à reportagem do Jornal Hoje

Acesse em pdf: Três em cada quatro mulheres consideram sua rotina estressante (Jornal Hoje – 28/12/2012)

Saiba mais: 

Pesquisa: Trabalho remunerado e trabalho doméstico

Pesquisa: Trabalho remunerado e trabalho doméstico –uma tensão permanente
Pesquisa feita pelo Data Popular em parceria com o SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia comprova que a maior participação das mulheres no trabalho remunerado não foi acompanhada de mudanças na divisão sexual do trabalho doméstico, nem na oferta de políticas públicas
Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas