11/07/2013 – Senado aprova Sistema Nacional de Combate à Tortura

11 de julho, 2013

(Jornal do Senado) O Plenário do Senado aprovou, em votação simbólica, na madrugada de hoje, o projeto de lei que institui o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (SNPCT).
A proposta (PLC 11/2013), que agora vai para a sanção presidencial, havia sido aprovada ontem nas Comissões de Direitos Humanos (CDH) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), com parecer favorável dos senadores Ana Rita (PT-ES) e Wellington Dias (PT-PI), como relator ad hoc.
Em Plenário, Wellington lembrou que se trata de projeto de iniciativa do Executivo, aprovado na Câmara com vários melhoramentos e que aborda, ao mesmo tempo, prevenção e combate à ­tortura com atuação de forma ­articulada.
O PLC 11/2013 visa fortalecer a prevenção e o combate à tortura, mediante a integração de órgãos e entidades públicas e privadas, por meio do monitoramento, da supervisão e do controle de estabelecimentos e unidades onde se encontram pessoas privadas da liberdade.
Proteção da dignidade humana, universalidade, objetividade, igualdade, imparcialidade, não seletividade e não discriminação são princípios que deverão nortear a atuação do SNPCT. Como organismos de suporte, estão o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.
O comitê deverá ser presidido pelo ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e integrado por 23 membros, escolhidos e designados pelo Presidente da República, sendo 11 representantes de órgãos do Executivo federal e 12 de conselhos de classes profissionais e de organizações da sociedade civil.
Ana Rita lembrou que a matéria tramita há dez anos no Congresso Nacional e afirmou que, com o projeto, o Brasil sai na vanguarda perante as organizações internacionais. Humberto Costa (PT-PE) considerou a aprovação da matéria um grande avanço e uma conquista do governo e do Parlamento.

Acesse o PDF: Aprovado Sistema Nacional de Combate à Tortura (Jornal do Senado, 11/07/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas