12/11/2013 – Reportagem vencedora da 3ª edição do Prêmio Abdias Nascimento aborda invisibilidade das mulheres negras nas revistas femininas

14 de novembro, 2013

(Agência Patrícia Galvão) A reportagem “Fora das capas de revistas”, publicada na revista ‘Elas por elas’ em março deste ano, aborda a invisibilidade das adolescentes negras nas revistas femininas voltadas para o público jovem. “Numa breve navegação nos sites de revistas teens como Capricho e Atrevida é possível perceber que a maioria das moças que figuram nas capas dessas publicações são modelos de pele branca. A maior parte das dicas de moda, cabelo e maquiagem também privilegia as mulheres brancas, sendo significativa a ausência de mulheres negras e de pautas que despertem algum tipo de consciência racial”, é o que afirma a reportagem logo no segundo parágrafo das cinco páginas dedicadas ao tema.

“Fora das capas de revistas” venceu a categoria Mídia Alternativa ou Comunitária da 3ª edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento. A premiação foi anunciada no último dia 11, no Rio de Janeiro. Organizado pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio) do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da capital fluminense, o concurso tem o objetivo de estimular o jornalismo que contribua para a prevenção, o combate e a eliminação de todas as formas de racismo e de discriminação racial.

A reportagem foi produzida pela jornalista Débora Junqueira. A revista ‘Elas por Elas’ é uma publicação do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais.

Acesse o PDF: Fora das capas de revistas (Elas por Elas, março/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas