27/12/2013 – ONU: Relatório sobre mulheres afegãs mostra casamentos forçados e violações

27 de dezembro, 2013

(Diário Digital) A ONU Mulheres lançou um relatório sobre experiências violentas vividas durante 30 anos, entre 1978 e 2008, por mulheres afegãs, cujos depoimentos relembram episódios de violência física ou sexual e falam sobre o seu trauma psicológico.

Os depoimentos foram recolhidos pela ONU Mulheres em sete províncias, incluindo Cabul e Kandahar.

Para a agência, o relatório «Como um Pássaro com Asas Quebradas» dá voz às civis afegãs a quem «foi negado um lugar na História».

A agência nota que as mulheres ficaram especialmente vulneráveis durante o regime talibã, com medo de que os filhos fossem sequestrados. Muitas afegãs contaram que não acreditam em justiça para os criminosos.

Segundo a ONU Mulheres, as violações são muitas vezes tratadas pelo código penal afegão como adultério e tanto o responsável como a vítima podem enfrentar sanções criminais. Em alguns casos, as mulheres são obrigadas a casar com o violador para «manter a sua honra».

Outro destaque do relatório vai para os casamentos forçados. Uma mulher conta que aos 14 anos, foi obrigada pelo próprio pai a casar-se com um homem de 65 anos. O pai tinha medo de que a filha fosse sequestrada pelos talibãs. O marido morreu cinco anos depois, deixando-a com dois filhos.

Já uma residente de Kandahar relata que aos 13 anos foi vendida a um homem estranho para que o pai pudesse saldar as suas dívidas. Outra afegã foi obrigada a casar-se com um comandante dos talibãs.

Segundo a ONU Mulheres, metade das entrevistadas tinham entre 10 e 14 anos de idade quando foram forçadas a casar-se. O relatório conclui que violações e outras formas de violência sexual foram usados como arma de guerra e que o conflito exacerbou os casamentos forçados.

A ONU Mulheres pede ao governo do Afeganistão que ponha um fim imediato à cultura da impunidade e garanta que os autores de crimes de violência contra mulheres e meninas sejam responsabilizados pelos seus actos.

Acesse em pdf: ONU: Relatório sobre mulheres afegãs mostra casamentos forçados e violações (Diário Digital – 27/12/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas