Série “Dando um Basta no Zika” orienta sobre o vírus

31 de maio, 2016

(Rádio Agência Nacional, 31/05/2016) A série Dando Um Basta no Zika tem pequenas 11 histórias, com média de 2 a 3 minutos. São histórias rápidas e objetivas, onde cada um dos temas é discutido separadamente.

Cada história fala sobre sintomas, prevenção, cuidados, microcefalia, Aedes aegypit e dúvidas mais comuns sobre o Zika vírus.

Leia também: Dando um Basta no Zika – episódio 2: Microcefalia  (Rádio Agência Nacional, 01/06/2016)

Dando um Basta no Zika – episódio 3: Teste Rápido (Rádio Agência Nacional, 02/06/2016)

São histórias independentes, sem sequência, que podem ser usadas aleatoriamente. O episódio de estreia é Operação Mata Larvas.

Confira abaixo as sinopses de todos os episódios. A produção é da Rádio Nacional da Amazônia.


1- OPERAÇÃO MATA LARVAS – Um menino ensina à sua mãe como eliminar o mosquito da dengue e suas larvas. Coisa que ele aprendeu na escola.

2- LIDANDO COM A MICROCEFALIA – Médico explica à mãe que seu filho tem microcefalia e que esta doença nem sempre é ligada ao Zika vírus.

3-TESTE RÁPIDO – Uma farmacêutica, indagada por um cliente, explica o que é o teste rápido.

4-CONHECENDO O MOSQUITO – Uma professora explica para seus alunos tudo sobre o Aedes aegypit.

5- REPELENTES – Um rapaz conta para uma amiga que está preocupado com o Zika, porque sua esposa pretende engravidar. Ela lhe explica tudo sobre o uso de repelentes.

6- LUTA COMEÇA EM CASA – Uma mulher recebe a visita de sua irmã e o cunhado que lhe explicam como evitar o mosquito Aedes aegypit dentro de casa e como eliminar as larvas.

7- COMUNIDADE CONTRA O ZIKA – Mãe e filha, preocupadas com os focos de mosquitos na sua rua, convocam a vizinhança para uma limpeza na comunidade.

8-JUNTOS NA CAMINHADA – Um médico explica para um casal qual o tratamento adequado para que seu filho com microcefalia possa ser tratado e tenha possibilidades de uma vida melhor.

9- PRÉ-NATAL – Médica explica à sua paciente grávida a importância do pré-natal, especialmente neste período em que doenças causadas pelo Zika vírus estão assustando a população.

10-DIGA NÃO À AUTOMEDICAÇÃO – Esposa, percebendo que marido quer se automedicar sem procurar um médico, insiste e o acompanha para orientação sobre o Zika vírus.

11-SINTOMAS DO ZIKA – Criança fica assustada com brincadeira de coleguinha sobre o Zika vírus e procura orientação do professor.

Roteiro e sonoplastia: Artemisa Azevedo

Acesse o site de origem: Série “Dando um Basta no Zika” orienta sobre o vírus (Rádio  Agência Nacional, 31/05/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas