14/04/2011 – Proibição de véu na França gera intenso debate na mídia

15 de abril, 2011

(Folha de S.Paulo/O Estado de S.Paulo/Época) A lei francesa que limita o uso de véus islâmicos que escondem o rosto viola a liberdade religiosa e é uma manobra do presidente Nicolas Sarkozy para tentar a reeleição em 2012. Esta é a opinião do historiador Patrick Weil, especialista em imigração, diretor do centro de pesquisa do CNRS da Universidade Paris 1 e autor de “How to be French” (Como ser francês, em tradução livre), entrevistado pela Folha.  

A jornalista Ruth de Aquino, colunista da revista Época, critica a medida em artigo intitulado “Por que condeno a lei contra a busca”. 

Islamofobia da extrema direita
Em editorial, Estadão aponta que analistas defendem que a lei se deve à islamofobia do presidente Nicolas Sarkozy e a uma tentativa de estigmatizar os muçulmanos. O jornal recorda ainda que Sarkozy declarou, recentemente, que o Islã é “incompatível” com os valores franceses, e estaria interessado em atrair o eleitorado que tem aversão aos árabes. 

O editorial do Estadão destaca ainda que, dos cerca de 5 milhões de muçulmanos que vivem na França, não chegam a 3 mil as mulheres que usam véus para cobrir todo o rosto, como as burcas de corpo inteiro, típicas do Afeganistão, e os niqabs, comuns no Paquistão.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas