18/04/2011 – Campanha de rádio divulga o Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas (ONU Mulheres)

18 de abril, 2011

(ONU Mulheres) A campanha de rádio “Respeito e dignidade para as trabalhadoras domésticas: uma profissão como todas as outras” começa a ser divulgada para emissoras de rádio dos diversos segmentos em todo o Brasil. O objetivo é propagar os direitos das trabalhadoras domésticas e valorizar este trabalho.  

A iniciativa é assinada pela OIT – Organização Internacional do Trabalho, ONU Mulheres (antes UNIFEM) e Fenatrad, com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).O relançamento desta campanha é uma das estratégias para dar visibilidade ao trabalho doméstico, por ocasião do Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas, comemorado em 27 de abril.


Dados sobre trabalhadoras domésticas no Brasil

A função de trabalhadora doméstica representava 15,8% do total da ocupação feminina em 2008, o que correspondia a 6,2 milhões de mulheres. Entre as mulheres negras no mercado de trabalho, 20,1% eram trabalhadoras domésticas.

Somente 26,8% dessas trabalhadoras têm carteira assinada. Entre aquelas que não têm, as mulheres negras são a maioria (59,2%).

O salário mensal era em média, em 2008, R$ 523,50. As trabalhadoras negras, particularmente, recebiam, em média,  R$ 280,00.

Ouça os spots da campanha:

Presidente da Fenatrad – Creuza de Oliveira
Empresário – Carlos Roque
Trabalhadora Doméstica – Dinalva Mendes de Oliveiras

Leia matéria em PDF: Campanha de rádio divulga o Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas (ONU Mulheres – 18/04/2011)
Veja também: Lançado relatório da OIT sobre trabalho doméstico
Doméstica registrada custa só 12% mais (O Estado de S. Paulo – 25/04/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas