Lançamento do livro “180º – Minhas Reviravoltas com o Câncer de Mama”

17 de outubro, 2022

Graphic novel mostra a importância de uma rede coletiva de cuidados e também do respeito ao direito à informação em linguagem acessível

Uma mulher com 36 anos, duas filhas, cheia de planos profissionais e transbordando vida. Essa é Carolina Passos, a personagem principal da graphic novel “180º – Minhas Reviravoltas com o Câncer de Mama”, livro da psicóloga e pesquisadora Dulce Ferraz, que será lançado na próxima segunda-feira, dia 24, às 11h30, na Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.

A publicação da NAU Editora conta com ilustrações de Camilla Siren e colaboração das pesquisadoras Fabiene Gama e Soraya Fleischer. O lançamento acontece, ainda, em Brasília e no Rio de Janeiro.  A obra ficará disponível em formato de e-book gratuito. O livro foi realizado com financiamento via edital da Fiocruz Brasília e do CNPq.

A história em quadrinhos é baseada na jornada da própria autora, Dulce, que registrou o dia a dia do tratamento em um caderninho de perguntas e memórias. “Fui entendendo que escrever poderia me ajudar, tanto com coisas bem práticas, como anotar as perguntas a fazer nas consultas ou os nomes de procedimentos e medicamentos que me sugeriam, quanto com a compreensão e a elaboração dos sentimentos sobre tudo que acontecia”, conta a escritora, analista de gestão em saúde na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pesquisadora das intersecções entre psicologia social e saúde pública.

No Brasil, estima-se que 60 mil mulheres recebam o diagnóstico de câncer de mama a cada ano. Além das dificuldades de acesso a tratamento na rede pública de saúde, as pacientes também enfrentam a falta de informação compreensível e respeitosa. A escolha do formato história em quadrinhos foi justamente uma tentativa de aprimorar a comunicação e o acolhimento de mulheres e famílias que estejam vivenciando situação similar, além de sensibilizar profissionais de saúde para a perspectiva das mulheres sobre a doença.

O livro está dividido em três capítulos, que correspondem a diferentes etapas da trajetória de Carolina com o câncer de mama. No primeiro, a protagonista descobre a bolinha no peito esquerdo e tem os primeiros encontros com médicos, hospitais e exames. O segundo capítulo é dedicado à busca pelos tratamentos, que leva Carolina a questionar, duvidar, buscar, criticar e ser criticada. As experiências com os tratamentos são o tema do terceiro capítulo, que também convida a refletir sobre o imaginário em torno do câncer de mama e sobre como é possível fazer mais e melhor pelas mulheres que enfrentam essa doença.

Serviço

Lançamento do livro “180º – Minhas Reviravoltas com o Câncer de Mama”

Autoras: Dulce Ferraz, com ilustrações de Camilla Siren e colaboração de Fabiene Gama e Soraya Fleischer.

Editora: NAU Editora

Datas

São Paulo: 24 de outubro, às 11h30, na Faculdade de Medicina da USP

Brasília: 25 de outubro, às 14h30, na Fiocruz e dia 26 de outubro às 11h no Departamento de Antropologia da UnB

Rio de Janeiro: 27 de outubro, às 12h, no Instituto Fernandes Figueira

Saiba mais sobre as autoras

Dulce Ferraz – analista de gestão em saúde na Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ Brasília. Pesquisa nas intersecções entre psicologia social e saúde pública. Autora também do livro infanto-juvenil “Mamãe, quando você vai sarar?”, ilustrado por Clau Paranhos e publicado pela Metanoia Editora.

Camilla Siren – formada em Design Gráfico e artista autodidata em diversas técnicas. Com foco na arte urbana, seus murais estão espalhados em Brasília e outros estados.

Fabiene Gama – professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Antropologia Visual e Autoetnografia.

Soraya Fleischer – professora do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. Pesquisa na área de Antropologia da saúde.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas