Será lançada no dia 27 de abril, às 18h, no Centro Universitário MariAntonia da USP, a série em vídeo Por Que Esse É um Tema de Direitos Humanos das Mulheres?, produzida pela Clínica de Direitos Humanos das Mulheres (CDHM) da USP.
Haverá apresentação do projeto, exibição de curta-metragem e conversa com convidados. O centro fica na rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo, SP. A realização é da CDHM, MariaAntonia e Grupo de Pesquisa nPeriferias do IEA.
A série foi produzida pela CDHM, com apoio da Fundação Tide Setubal, para ser usada como estratégia educativa na promoção de debates e troca de experiências sobre os direitos humanos de meninas e mulheres em espaços formais e não formais de aprendizagem. Os noves episódios [veja os temas abaixo] poderão ser assistidos no canal no YouTube da clínica. Os interessados em mais informações devem escrever para [email protected].
Os temas abordados pela série surgiram em rodas de conversas com mulheres estudantes da comunidade USP (graduação e pós-graduação) e bolsistas de pré-iniciação científica (estudantes de ensino médio), de acordo com a coordenadora do projeto, professora Gislene Santos, que também coordena o nPeriferias, apoiador do trabalho.
Em razão da pandemia, o processo de roteirização, gravação e finalização dos episódios foi adaptado ao meio virtual, engajando as participantes, seja como interlocutoras, entrevistadoras ou produtoras de conteúdos autorais, explica Gislene.
Ampliação de direitos
A CDHM é uma parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social (Geppis) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) e o Laboratório de Direitos Humanos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), ambos da USP, com o apoio do nPeriferias. Seu objetivo é desenvolver ações de extensão, ensino e pesquisa sobre direitos humanos das mulheres.
A clínica realiza pesquisas sobre casos de violação de direitos de mulheres presentes no sistema de justiça e sobre mecanismos de advocacy para melhor proteger e alavancar direitos das mulheres em esfera nacional ou internacional.