Webinário “Mulheres e mobilidade noturna: percepções sobre (in)segurança nos momentos de lazer”

21 de novembro, 2025

No contexto da abertura da campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres (20/11) e do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher (25/11), o Instituto Patrícia Galvão realiza, às 16h, o webinário de lançamento da pesquisa Mulheres e mobilidade noturna: percepções sobre (in)segurança nos momentos de lazer, em parceria com o Instituto Locomotiva e com apoio da Uber.

Em sintonia com outros estudos sobre a insegurança vivida por mulheres em seus deslocamentos, esta nova pesquisa revela um padrão preocupante durante trajetos para atividades de lazer à noite: a maioria das entrevistadas relata ter enfrentado situações de violência, que vão de cantadas inconvenientes a assédio, importunação sexual e estupro. 

Os números são contundentes: 98% das mulheres que saem à noite para se divertir sentem medo, e 9 em cada 10 já relataram ter passado por alguma forma de violência durante os trajetos

Para discutir os achados da pesquisa, participam do webinário Jacira Melo e Marisa Sanematsu, diretoras do Instituto Patrícia Galvão; Maíra Saruê, diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva; e Natália Falcón, gerente de parcerias para o enfrentamento à violência contra a mulher da Uber. 

A transmissão do evento será ao vivo pelos canais da Agência Patrícia Galvão no Facebook e YouTube. Haverá tradução em Libras!

Conheça as convidadas:

Maíra Saruê Machado é diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva desde a sua fundação. Mestre em Sociologia e graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), possui duas décadas de experiência em pesquisas de opinião, mercado e acadêmicas. Ao longo de sua trajetória, conduziu inúmeros estudos sobre diferentes temas, incluindo gênero e políticas públicas.

Natália Falcón é gerente de parcerias para o enfrentamento à violência contra a mulher da Uber. Também lidera, no Brasil, o grupo de afinidades “Mulheres da Uber”, que desenvolve iniciativas voltadas para equidade de gênero no ambiente de trabalho. É formada em Comunicação, com especialização em Redes Sociais, Terceiro Setor e Sustentabilidade. Já trabalhou com cobertura jornalística e assessoria de imprensa nas áreas de segurança, tecnologia e direitos humanos.

Participe!

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas