Webinário Violência contra mulheres do campo, da floresta e das águas: ausência de dados e outros desafios

24 de outubro, 2022

Ameaças de morte, agressões físicas, homicídios e tentativas de assassinato por conflitos fundiários e ambientais, além de estupros, feminicídios e outros crimes de violência de gênero. Esse grave cenário de violência que atinge mulheres camponesas, trabalhadoras rurais, indígenas, sem terra, quilombolas e ribeirinhas será tema do Webinário Violência contra mulheres do campo, da floresta e das águas: ausência de dados e outros desafios. Promovido pelo Instituto Patrícia Galvão, o encontro online será realizado nesta quinta-feira, 27 de outubro, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo pelos canais da Agência Patrícia Galvão no YouTube e Facebook, e mediação das diretoras do Instituto, Jacira Melo e Marisa Sanematsu.

Conheçam as convidadas:

Mazé Morais é agricultora familiar, natural de Batalha/PI e secretária de mulheres da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares). Em 2019, coordenou a Marcha das Margaridas, maior mobilização organizada pelas mulheres do campo, da floresta e das águas, que trouxe como lema “Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”.

Flávia Melo da Cunha é amazonense, feminista, antropóloga e professora na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde se dedica, principalmente, ao estudo de violências baseadas no gênero e de políticas de proteção social e segurança pública nas regiões do Alto Solimões e Alto Rio Negro. Criadora do Observatório da Violência de Gênero no Amazonas, coordena atualmente o projeto Amazonidados e o Programa de Pós-Graduação em Antrolopogia Social da UFAM. Integra a Comissão de Direitos Humanos da Associação Brasileira de Antropologia. Publicou recentemente capítulos de livro nas coletâneas internacionais “La reaccion patriarcal” e “White Supremacy, Racism and the Coloniality of Anti-Trafficking”. 

Série de webinários Violência de Gênero em Dados

O encontro online Violência contra mulheres do campo, da floresta e das águas: ausência de dados e outros desafios é o nono de uma série de webinários para debater dados e analisar a conjuntura sobre temas relacionados às violências contra meninas e mulheres e aos direitos das brasileiras. O evento faz parte do projeto Violência de Gênero em Dados, que tem apoio do Consulado Geral da Irlanda em São Paulo e inclui a divulgação de um boletim mensal com uma seleção de estatísticas e estudos realizados por órgãos governamentais, institutos de pesquisa e organizações da sociedade civil, sobre os diversos tipos e formas de violência de gênero  –  doméstica, sexual, online, política, obstétrica e feminicídio –, assim como suas intersecções com o racismo, o capacitismo e a LBTQIAfobia, com curadoria da equipe do Instituto Patrícia Galvão. Saiba mais.

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas