Casos de violência contra mulheres aumentam na Grande SP nos cinco primeiros meses de 2026

Foto: Mídia Ninja

Foto: Mídia Ninja

16 de julho, 2026 g1 Por Redação

Casos de lesão corporal dolosa cresceram 11%; ameaças, 16%; e violência psicológica, 19% em relação ao mesmo período de 2025.

Os casos de violência contra mulheres aumentaram na Grande São Paulo nos cinco primeiros meses de 2026, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Entre janeiro e maio, os registros de lesão corporal dolosa contra mulheres passaram de 12.298, no mesmo intervalo de 2025, para 13.685 neste ano, uma alta de 11%.

Também houve aumento nos casos de ameaça. Os boletins de ocorrência passaram de 15.886 para 18.471, crescimento de 16% na comparação entre os dois períodos.

Já os registros de violência psicológica tiveram a maior variação percentual. Foram 574 ocorrências entre janeiro e maio de 2025 e 684 em 2026, um aumento de 19%.

Um exemplo recente é o caso do influenciador Lucas Strabko, conhecido como Cartolouco. Em reportagem exibida no domingo (12), o Fantástico mostrou imagens de câmeras de segurança que registraram o momento em que ele encosta um cigarro aceso na orelha da então namorada e, em seguida, dá um tapa no rosto dela durante uma discussão em uma rua de São Paulo.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas