Michigan, Califórnia e Vermont aprovam direito ao aborto em referendos

09 de novembro, 2022 O Globo/The New York Times Por Redação

Dos quatro estados que votaram leis locais, pelo menos três aprovaram procedimento legal; em Kentucky, de maioria republicana, resultados ainda não foram confirmados

Dos quatro estados americanos que realizaram na terça-feira referendos sobre leis locais regulando o aborto, pelo menos três, Califórnia, Michigan e Vermont, aprovaram o direito ao procedimento. Em Kentucky, estado de tendência republicana, os resultados ainda não foram confirmados e indicam que os eleitores estão divididos, de acordo com a apuração inicial.

Os resultados vêm poucos meses depois de a Suprema Corte dos EUA, de maioria conservadora, derrubar o direito constitucional que garantia o a interrupção voluntária da gravidez no país, revertendo a histórica decisão Roe contra Wade, de 1973, e deixando a decisão na mão dos estados.

Califórnia, Michigan e Vermont perguntaram nas urnas se a população concorda com a manutenção do direito ao aborto, enquanto no Kentucky, que ainda não divulgou os resultados, a pergunta é se os eleitores rejeitam o direito.

Em agosto, no primeiro grande teste político sobre o tema, os eleitores do Kansas rejeitaram por uma maioria esmagadora uma emenda constitucional que acabaria com as proteções ao aborto em nível estadual.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas