Observatório vai reunir dados de violência e abuso de crianças e adolescentes no Amapá

14 de maio, 2019

Semana de enfrentamento à violência sexual contra menores iniciou nesta terça-feira (14).

(G1, 14/05/2019 – acesse no site de origem)

Com a proposta de discutir e buscar soluções para os casos de abuso sexual de crianças e adolescentes no Amapá, iniciou nesta terça-feira (14), em um hotel no Centro de Macapá, a semana de enfrentamento à violência sexual contra menores. Fazem parte da programação palestras, oficinas e atividades voltadas para pais e público infanto-juvenil, na capital e em Mazagão.

Entre as atividades e tratativas de políticas públicas previstas na programação, uma das metas é a criação de um observatório, que juntará dados estatísticos de órgãos de saúde, segurança pública e assistência social.

Para Albanize Colares, titular da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), a falta da dados absolutos são obstáculos para a criação de políticas públicas efetivas.

“Cada órgão tem sua própria estatística. Logo, precisamos juntar todas as informações num só local para termos dimensão dos casos, para saber como enfrentar o problema e ajudar as vítimas da melhor forma possível”, explicou.

Representantes do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra a Criança Adolescente e do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) do Rio de Janeiro participaram da abertura do evento, com uma oficina sobre o plano estadual de promoção de políticas públicas.

A iniciativa, segundo os organizadores, é baseada em outros modelos aplicados pelo país, mas a intenção é adaptar à realidade amapaense.

Toda a programação é feita pela rede “Abraça-me”, que reúne órgãos estaduais e municipais em Macapá, SantanaOiapoqueLaranjal do Jari e Vitória do Jari para ajudar vítimas de abusos no estado.

Na quinta-feira (16), as atividades acontecerão na Escola Estadual Dom Pedro I, localizada no município de Mazagão, para criar outra unidade da rede.

Já na sexta-feira (17), a programação acontece na Escola Estadual Professor Antônio Munhoz Lopes, no habitacional Macapaba, na Zona Norte da capital, com atividades voltadas para crianças e adolescentes. A programação será finalizada no complexo Macapá Criança, localizado no bairro Pedrinhas, na Zona Sul.

Dados nacionais

Dados mais recentes do Ministério da Saúde mostram que, entre 2011 e 2017, o Brasil teve um aumento de 83% nas notificações gerais de violências sexuais contra crianças e adolescentes. O estudo mostra que frequentemente o abuso é cometido por um familiar ou alguém do convívio, por exemplo, um amigo íntimo da família.

Carlos Alberto Jr

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas