Esse tipo de violência de gênero é realizada sem consentimento ou sequer conhecimento da vítima, e podem ocorrer em transportes públicos, shoppings, banheiros e tantos outros espaços. Por mais que seja uma violência considerada silenciosa, pode causar grande constrangimento e impotência em mulheres. Atualmente, um projeto tramita em comissões da Câmara dos Deputados para tipificar o crime na legislação brasileira
“Me questionei se a situação teria acontecido se eu não tivesse usado saia naquele dia”. Foi o que disse uma mulher que teve as partes íntimas gravadas em vídeo por um homem desconhecido em um espaço público, tipo de violência de gênero chamada de upskirting. O caso aconteceu em junho deste ano e ganhou ampla repercussão midiática.
A mulher, que não teve a identidade revelada, estava com o namorado em um shopping na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Após seu parceiro desconfiar que estavam sendo seguidos, o homem foi abordado pelo casal. Ao ver os registros da GoPro que ele tinha, a mulher viu seu corpo e o de outras mulheres desconhecidas aparecerem na tela da câmera.
“A gente se sente culpada, mas a verdade é que não fizemos nada para merecer isso, só estamos existindo”, afirmou a mulher em entrevista para o jornal O Globo. Ela foi gravada por cerca de oito minutos. O homem que fez o vídeo, Rian Gomes Dantas, foi preso em flagrante.