06/10/2010 – ‘Não me interessa a opinião moral de Dilma ou Serra sobre aborto’ (Época)

06 de outubro, 2010

(Época/Blog Mulher 7 x 7) Em vista da polêmica sobre o aborto e sua descriminalização, a jornalista Kátia Mello, da revista Época, entrevistou a socióloga Debora Diniz, professora da UnB e pesquisadora da Anis – Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero. Atualmente, Debora desenvolve pesquisas sobre aborto e direitos humanos na Faculdade de Direito da Universidade de Toronto.

Veja alguns trechos dessa entrevista:

“Não me interessa saber a opinião moral de Dilma Rousseff ou José Serra sobre aborto, mas sim como eles pensam em cuidar desses milhões de mulheres que chegam aos hospitais públicos para finalizar um aborto, com que fundamento legal e ético eles sustentariam a proibição do aborto em caso de estupro ou se eles acreditam que uma mulher deva ser forçada a se manter grávida mesmo sabendo que o feto não irá sobreviver. Essas são perguntas para um debate político sobre aborto e não questionamentos sobre quem é a favor ou contra o aborto.”

“O aborto se transformou em uma moeda de troca para angariar votos, em particular das comunidades evangélicas e católicas. As concessões políticas feitas pelos candidatos devem ser consideradas ameaças democráticas, pois indicam a força das religiões no espaço público. Não é o tema do aborto e a saúde das mulheres o que está sendo discutido, mas se as plataformas religiosas devem regular ou não a sexualidade e a reprodução das mulheres.”
 
“Aborto não é matéria para plebiscito.”

Leia na íntegra: A questão do aborto influenciará o seu voto? (Época/Blog Mulher 7 x 7 – 06/10/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas