‘Nossa democracia ainda se encolhe diante de temas como o direito ao aborto voluntário’, por Leila Linhares Barsted e Jacqueline Pitanguy

06 de outubro, 2010

A pedido da Agência Patrícia Galvão, Leila Linhares Barsted e Jacqueline Pitanguy, coordenadoras da ONG CEPIA – Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação, comentam o uso eleitoral da questão do direito ao aborto nas eleições presidenciais deste ano:

“Consideramos que houve uma conjunção de fatores que contribuiu para explicar o segundo turno, inclusive o imponderável do voto popular. Entretanto, é importante lembrar as eleições de 1989, quando Lula perdeu para Collor, que usou a questão do aborto para acionar o conservadorismo da sociedade brasileira. Nossa democracia ainda se encolhe diante de temas como as denúncias de racismo, o direito ao aborto voluntário, a  apuração de responsabilidades em crimes de tortura praticados na época da  ditadura e, mesmo ainda hoje, pelas forças de segurança pública, dentre
outros. 

Especificamente em relação à candidatura de Dilma Rousseff, houve, de fato, uma campanha demonizando-a a partir de sua posição sobre o aborto. Por outro lado, não houve em seu discurso de candidata um destaque às questões das mulheres, como saúde, discriminação no mercado de trabalho, maternidade, creches e a temática da violência de gênero; nem referências aos avanços ocorridos no governo Lula a partir da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. 

Por outro lado, Marina foi porta-voz do ambientalismo, contra o qual ninguém pode colocar-se contra. Sua posição conservadora em relação ao aborto não permitiu sua demonização.”

Contato:

Jacqueline Pitanguy – socióloga e diretora da Cepia
Cepia – Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação – http://www.cepia.org.br
Rio de Janeiro/RJ
21 2558-6115 / 8700-3105
[email protected][email protected]
Fala sobre: direitos das mulheres

Leila Linhares Barsted – advogada e coordenadora da Cepia
Cepia – Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação – http://www.cepia.org.br
Rio de Janeiro/RJ
21 2205-2136 / 2558-6115
[email protected]
Fala sobre: direitos das mulheres

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas