Colômbia registra mais casos de síndromes neurológicas associadas à zika

20 de março, 2016

(Uol, 20/03/2016) Os casos de síndromes neurológicas associadas à zika aumentaram na Colômbia e o número total de infectados subiu 8,25%, chegando a 55.724, informou, no sábado (19), o Instituto Nacional de Saúde da nação. Há 10.319 mulheres grávidas entre os infectados.

O boletim epidemiológico semanal revelou que, desde 15 de dezembro de 2015, foram notificados 352 casos de síndromes neurológicas (Guillain-Barré, polineupatia ascendente e outras doenças similares) com antecedente de sintomas compatíveis às do vírus.

Atrás do Brasil

A Colômbia é o segundo país com mais casos de Zika na América Latina e no Caribe, atrás apenas do Brasil, onde a epidemia começou em outubro do ano passado.

Um médico diagnosticou, há duas semanas, o primeiro caso de microcefalia relacionado ao vírus na Colômbia em um bebê que nasceu no norte do país. Mas o Instituto Nacional de Saúde somente reconheceu um caso, e ainda como “provável”, em um feto que foi abortado nos sexto mês de gestação.

Ainda pouco se sabe sobre o vírus, inclusive a sua real relação com a microcefalia, um defeito congênito que impede o crescimento da cabeça e o completo desenvolvimento do cérebro do feto.

Luis Jaime Acosta

Acesse no site de origem:  Colômbia registra mais casos de síndromes neurológicas associadas à zika (Uol, 20/03/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas