Grávidas organizam campanha de conscientização contra zika

17 de dezembro, 2015

(O Globo, 17/12/2015) Mulher que está no último mês de gestação cria a ‘hashtag’ #SemZika

Em tempos de vírus zika, o casal Matheus Pizão e Tatiana Viana, “grávido” de Martin, está bastante preocupado, mas também mobilizado. Esta semana, os dois lançaram uma campanha nas redes sociais, sugerindo que gestantes pintem na barriga o nome de seus bebês e a hashtag #SemZika. Tatiana, que está na 34ª semana de gestação, compartilhou a ideia e, segundo o marido, a proposta é conscientizar as pessoas da importância de combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor do zika.

— Eu e Tatiana esperamos dez anos para ter nosso primeiro filho e ficamos apavorados. Redobramos as precauções. Mas começamos a conversar sobre o que poderíamos fazer para que todos se preocupassem também, não só quem espera um bebê — explica Matheus.

A ideia do casal já conseguiu a adesão de algumas grávidas. Para a fisioterapeuta Cristiana de Queiroz Monteiro, compartilhar a foto de sua barriguinha de dez semanas vai ajudar a pressionar as autoridades públicas de saúde. Como ainda não sabe o sexo nem o nome do bebê, ela escreveu “Nenê #semzika”:

— Meu marido trabalha com o Matheus e, quando soube da campanha, decidiu aderir. Para mim foi um dilema, pois estou bem no começo da gravidez e não tinha contado para muita gente. Mas resolvi me expor por uma causa nobre — diz ela, que esta semana vai instalar telas nas janelas de casa para impedir a entrada do Aedes.

Com 37 semana de gestação, a chef Carolina Pohlmann também exibe o barrigão com a hashtag. Em sua página numa rede social, escreveu a mensagem: “Bruno está aqui dentro com quase 37 semanas, eu e papai Fabio Botelho estamos felizes demais e desejando muita saúde ao nosso tão amado menino. Essa campanha é para conscientizar a todos sobre os cuidados que devemos tomar para deixar esse mosquito bem longe das mamães e seus bebês, vamos ficar de olho nas piscinas abandonadas, caixas d’água abertas e todas essas coisas que já estamos cansados de saber… Xô Zika!!! As pançudas e os nenéns agradecem!”.

Simone Candida

Acesse o PDF: Grávidas organizam campanha de conscientização contra zika (O Globo, 17/12/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas