(Agência Patrícia Galvão) A blogueira Rosangela José, criadora do blog Negra Rosa, Rosa Negra, cedeu gentilmente a foto que ilustra a identidade visual do concurso de vídeos de 1 minuto A mulher brasileira quer se ver nas propagandas na TV. “Concordei em ceder a minha imagem para o concurso, pois como mulher negra não me vejo representada nas propagandas, sinto que para as empresas as mulheres negras não existem, mesmo a gente consumindo o produto deles, até porque não temos outra opção, né? Atualmente a população negra está em maior número, porém continuamos a ser ignorados nas propagandas de TV, pelo simples fato de não nos enquadrarmos no padrão imposto pela sociedade, que é bem diferente do que somos. Espero que com este concurso ajude a mudar este quadro.”
Em seu blog, Rosangela dá dicas de beleza e penteados afro.
A vice-diretora do Instituto Patrícia Galvão, Mara Vidal, reforça a opinião de Rosangela. “Essa invisibilidade afeta a autoestima da mulher negra, especialmente das meninas e adolescentes. E além de ser um desrespeitoso resquício da cultura escravocrata que fundou o Brasil e permanece até hoje no mito da democracia racial, é um retrocesso do ponto de vista da concepção de mercado, cujo objetivo é construir público”.
Mara destaca também a importância de iniciativas como a do blog “Negra Rosa, Rosa Negra”. “O blog dela é um baita desafio, porque apresenta uma outra visão de beleza, que existe, está no cotidiano e precisa ser incorporada pela população negra. É uma iniciativa que fortalece a autoestima de 52% da população brasileira”, ressalta.