Ministra Eleonora Menicucci participa de fórum global sobre autonomia econômica das mulheres

15 de maio, 2015

(SPM, 15/05/2015) A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Eleonora Menicucci, participa desde esta quinta-feira (14/05) da 25ª edição do Global Summit of Women, que ocorre em São Paulo. O evento reúne, até este sábado (16/05), representantes de governos, de empresas privadas e da sociedade civil para discutir e promover oportunidades econômicas para as mulheres. O tema da Cúpula de 2015 é “Mulheres Criativas, Economias Criativas”.

Eleonora Menicucci deu as boas-vindas às participantes na mesa ministerial que esteve reunida na manhã do dia 14 de maio. A ministra também falou sobre as políticas públicas do governo que incentivam o empreendedorismo e a autonomia econômica das mulheres, tanto no meio urbano, quanto no rural.  “A criação do ministério de Políticas para as Mulheres em 2003 foi fundamental para impulsionar a dinâmica geral do Estado no sentido de promover a valorização das mulheres e sua inclusão no processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural do Brasil”, destacou.

A ministra ressaltou, porém, que ainda há muito a avançar em relação à promoção da equidade no trabalho e em outras áreas. As mulheres ainda ganham, em média, quase 30% a menos que os homens e não chegam a ocupar 10% dos postos de gerência e direção no mundo corporativo. “Construir um país com igualdade é um compromisso da presidenta Dilma Rousseff e um desafio que envolve a todas e todos. As mulheres brasileiras são mais que parceiras neste desafio. E a comunidade internacional, cada uma de vocês, sabe que romper barreiras e construir igualdade é um sonho que nos irmana”, concluiu a ministra, em referência às mais de 20 representantes de diversos países – entre eles França, Filipinas e Polônia – que participaram da mesa.

Agendas paralelas

No período da tarde de quinta-feira (14/05), a ministra realizou conversas bilaterais no Hotel onde ocorre o Fórum. Com a secretária de Estado de Direitos das Mulheres da França, Pascale Boistard, Eleonora Menicucci conversou sobre a extensão da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 para o país. Brasileiras e brasileiros que vivem na França podem, desde março, entrar em contato com a Central para fazer denúncias sobre violência. O serviço atende outros 15 países estrangeiros. Outro tema da conversa foi a preparação da COP 21, conferência sobre o clima a ser realizada, em Paris, no final de 2015.

Em outra conversa, a ministra da SPM recebeu o convite para a Exposição e Fórum de Mulheres Empreendedoras, promovido pelo Internacional Trade Centre (ITC) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex- Brasil). O evento ocorrerá em São Paulo nos dias 2 e 3 de setembro deste ano. O convite partiu da diretora executiva do ITC, Arancha Gonzáles.

Na sequência, o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, também se reuniu com a ministra para dar início a uma discussão sobre alternativas para fortalecer a participação das mulheres nas empresas de exportação.

Abertura oficial

A ministra Eleonora Menicucci também discursou na abertura oficial do Global Summit of Women, ao lado da vice-presidenta do Vietnã, Nguyen Thi Doan; da ministra francesa Pascal Boistard e da presidenta do Global Summit of Women, Irene Natividad.

A ministra brasileira reforçou os avanços nas políticas públicas para as mulheres desde a criação da SPM: ” Comparativamente, há 15 anos, as perspectivas de trabalho se ampliaram significativamente. Hoje o crescimento do emprego e da renda é uma realidade concreta no país, que registrou, nos últimos 12 anos, mais de 20,6 milhões de novos postos de trabalho com carteira assinada”, enfatizou. Além disso, a taxa de desemprego entre as mulheres diminuiu ao longo dos anos, passando de 14,4% em 2004, para 5,6%, em 2014.

Segundo dia

Nesta sexta-feira (15/05), Eleonora Menicucci reuniu-se com a diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, e CEOs do Brasil, no hotel onde ocorre o Global Summit of Women.  Já a secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da SPM/PR, Tatau Godinho, apresentou Programa Pró-equidade de Gênero e Raça em painel às 16h15.

Acompanharam a ministra nas agendas em São Paulo a secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres (SAE), Tatau Godinho; a Coordenadora-Geral de Autonomia Econômica das Mulheres da SAE, Simone Schaffer, e as assessoras de Gabinete Rosa Maria Marinho, Internacional Claudia Vazques, e de Comunicação Aline Adolphs.

Comunicação Social

Acesse no site de origem: Ministra Eleonora Menicucci participa de fórum global sobre autonomia econômica das mulheres (SPM, 15/05/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas