Câmara lança cartilha “Reflexões sobre Diversidade e Gênero”

11 de março, 2014

(Câmara Notícias) A Câmara dos Deputados lançou nesta terça-feira (11), em continuidade às comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março), a cartilha “Reflexões sobre Diversidade e Gênero.”

A publicação faz parte do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Orientação Sexual, implementado na Câmara em 2011.

A cartilha tem por objetivo provocar a reflexão sobre os temas relacionados à equidade e à diversidade de raça e gênero.

O texto aborda a construção das identidades e dos papéis de gênero na família, na escola, no trabalho e na produção cultural, trazendo à discussão considerações práticas para a cultura organizacional da própria Câmara dos Deputados.

Trata-se de um trabalho teórico formulado a partir de estudos de pesquisadores da área de gênero e de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de outros institutos.

A deputada Iriny Lopes (PT-ES), que fez palestra sobre o assunto, destacou que o primeiro passo para melhorar a realidade atual é reconhecer que a diferença existe e precisa ser enfrentada com ações que facilitem a permanência das mulheres no trabalho como creches, horários flexíveis e salas para amamentação. “São direitos muito mais universais do que exclusivamente ganhar um pouco menos ou ganhar menos do que os homens para o exercício da mesma função.”

Dados de 2011da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE mostram que as mulheres representam 42,4% da população ocupada apesar de representarem 51,3% da população brasileira.

Outro dado apontado pelo IBGE mostra que 70% dos postos de trabalho ocupados por mulheres estão com mulheres brancas. A proporção entre os homens é de dois homens brancos para um negro.

Série de publicações

A cartilha foi organizada pelo Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara dos Deputados. É a primeira de uma série de publicações planejadas pela equipe do Pró-Equidade para gestores e servidores.

As próximas serão organizadas com o objetivo de proporcionar reflexões sobre a diversidade nas organizações: o que é diversidade, quais os benefícios das políticas organizacionais que buscam promover igualdade de oportunidades, o aproveitamento das diferenças da força de trabalho, o que são estereótipos, preconceitos e discriminação.

Acesse o PDF: Câmara lança cartilha “Reflexões sobre Diversidade e Gênero” (Câmara Notícias, 11/03/2014)

Acesse no site de origem

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas