16/02/2014 – Mulheres indianas tentam restringir quantia de ouro oferecida em casamentos

16 de fevereiro, 2014

(Folha de S.Paulo) A Comissão de Mulheres do Estado de Kerala, na Índia, quer limitar a quantidade de ouro presenteada em casamentos para 80 gramas e, assim, reduzir a carga sobre as famílias e ajudar a aliviar o deficit comercial do país.

A maioria dos indianos acredita que os presentes de ouro, principalmente joias, dados pela família da noiva para a família do noivo asseguram um casamento auspicioso, ajudando a garantir a segurança financeira.

Os noivos, porém, têm buscado quantidades cada vez maiores de ouro depois que o aumento de taxas e as restrições às importações levaram à escassez do produto na Índia, segundo maior consumidor de ouro do mundo.

“A tendência entre os nossos pais agora é vender imóveis residenciais para comprar ouro para casamentos e ir morar em casas alugadas”, disse K.C. Rosakutty, presidente da Comissão de Mulheres de Kerala.

O Estado de Kerala usa atualmente até 400 gramas de ouro por casamento, ou seja, 80 toneladas por ano –um décimo do total da demanda da Índia em 2012.

A comissão pretende se reunir com o ministro-chefe de Kerala, Oommen Chandy, para pressionar por um limite de 80 gramas para presentes em ouro, o que equivale a cerca de US$ 3.600 (R$ 8.600).

Segundo especialistas, será difícil que a proposta encontre apoio político. “O ouro é culturalmente arraigado, e a proposta encontra resistência mesmo entre mulheres”, disse Rammohan Kamath, da Calicut Bullion Dealers Association em Kerala. “Mesmo para partidos políticos, o negócio de joias de ouro é uma grande máquina de fazer dinheiro para eleições.”

Se a proposta for aceita, será uma boa notícia para o ministro das Finanças, Palaniappan Chidambaram. Além de elevar taxas de importação de ouro para um recorde de 10% em 2013, ele também diz que o país tem que acabar com seu fascínio pelo metal.

O preço das barras de ouro subiu 120 vezes desde 1972, segundo dados do BC indiano.

Acesse o PDF: Mulheres indianas tentam restringir quantia de ouro oferecida em casamentos (Folha de S.Paulo, 16/02/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas