4º Encontro Nacional de [email protected] e Ativistas Digitais – SP, 16, 17 e 18/05/2014

455
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

(Barão de Itararé, 25/02/2014) Nos dias 16, 17 e 18 de maio, em São Paulo, são aguardados 500 ativistas digitais de todo o país. A organização do encontro disponibilizará hospedagem para os 200 primeiros inscritos de fora da capital paulista e alimentação para os 500 participantes. O evento acontece no Hotel Braston (Rua Martins Fontes, 330 – Centro).

Na sexta-feira, 16 de maio, o Encontro Nacional promoverá um Seminário Internacional que se propõe a dar continuidade aos debates do 1º Encontro Mundial de Blogueiros realizado em outubro de 2011 em Foz do Iguaçu (PR). Seis conferencistas internacionais discutirão mídia, poder e América Latina, seguido de um debate sobre a luta pela democratização da mídia no Brasil.

No sábado, 17 de maio, a proposta é retomar a experiência do primeiro encontro nacional realizado em 2010 por meio das ‘desconferências’. As atividades iniciam com uma discussão sobre a juventude e a força das novas mídias e será seguido das ‘desconferências’, em que serão formados grupos de debates. Nesses grupos, o debate será iniciado por ativistas convidados e todos os participantes terão vez e voz para relatar suas experiências e participar dos debates. Após as ‘desconferências’, os grupos voltam a se reunir para discutir a mídia e as eleições de 2014 e, na sequência, haverá uma festa de confraternização.

No domingo, 18 de maio, os debates serão sobre a Carta de São Paulo e ações do movimento de [email protected] e ativistas digitais.

As inscrições já estão abertas na página blogprog.com.br/inscricoes. As taxas de inscrição são R$ 50 (cinquenta reais) para os participantes em geral e R$ 20 (vinte reais) para estudantes, sendo necessário o envio do comprovante de matrícula na instituição indicada para o email [email protected]

Data: 16, 17 e 18 de maio de 2014

Local: Hotel Braston (Rua Martins Fontes, 330 – Centro – São Paulo/SP)

Inscrição: blogprog.com.br/inscricoes

Taxa de inscrição: 50 reais para o público em geral e 20 reais para estudantes

***

PROGRAMAÇÃO (*A confirmar)

16 de maio, sexta-feira

09 horas — Abertura

10 horas — Debate: Mídia, poder e contrapoder. Ignácio Ramonet – fundador do jornal Le Monde Diplomatique (França); Pascual Serrano – criador do sítio Rebelion (Espanha); Andrés Conteris – Integrante do movimento Democracy Now (Estados Unidos); Dênis de Moraes – professor da Universidade Federal Fluminense.

14 horas — A mídia na América Latina. Osvaldo Leon – integrante da Agência Latina Americana de Informação (Alai-Equador); Damian Loreti – professor (Argentina)*; Iroel Sánchez – blogueiro cubano; Emir Sader – sociólogo e cientista político.

17 horas — A luta pela democratização da mídia no Brasil. Luiza Erundina – coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão (Frentecom)*; Rosane Bertoti – coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC); Laurindo Lalo Leal Filho – professor da USP e ex-ouvidor da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); Luciana Santos – vice-presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e deputada federal por Pernambuco.

17 de maio, sábado

9 horas — A juventude e a força das novas mídias. Pablo Capilé – Fora do Eixo; Renato Rovai – revista Fórum; Jeferson Monteiro – Dilma Bolada*; PC Siqueira – MTV*; Beá Tibiriçá – Coletivo Digital.

14 horas — Troca de experiências sobre a blogosfera e o ciberativismo.

18 horas — A mídia e as eleições de 2014. Lula*

19 horas — Festa de confraternização.

18 de maio, domingo

10 horas — Plano de ação do movimento nacional de [email protected];

Definição do local do V Encontro Nacional, em 2016;

Aprovação da Carta de São Paulo;

Eleição da nova comissão nacional organizadora.

Convidados para iniciar os debates das desconferências: Marco Aurélio Weissheimer (RS); Esmael Morais (PR); Zé de Abreu (RJ)*; Tarso Cabral (PR); Leonardo Sakamoto  (SP); Cynara Menezes (DF); Miguel do Rosário (RJ); Gilberto Maringoni (SP); Fernando Brito (RJ)*; Fábio Malini (ES); Lola Aronovich (CE); Daniel Pearl (CE); Altino Machado (AC); Diógenes “Jimmy” Brandão (PA); Altino Machado (AC); Marcos Vinicius (GO)*; Jean Wyllys (RJ)*; Túlio Viana (MG); Lucio Flávio Pinto (PA); Claudio Nunes (SE)*; Vito Giannotti (RJ); Oldack Miranda (BA)*; Douglas Belchior (SP); Edmilson Costa (SP); Daniel Menezes (RN)*; Deodato Ramalho (CE); Beto Mafra (MG); Cido Araujo (SP); Bemvindo Siqueira (RJ).

Acesse no site de origem: 4º Encontro Nacional de [email protected] e Ativistas Digitais (Barão de Itararé, 25/02/2014) 

Compartilhar: